Armazém x Centro de Distribuição

 

É comum que exista uma confusão entre o conceito de armazém e centro de distribuição, mas existe uma grande diferença entre as duas estruturas.

Basicamente, o centro de distribuição é focado no cliente, sendo a ponte entre cliente e fornecedor, atendendo as solicitações diretas do cliente.

A estrutura do centro de distribuição é um pouco mais complexa do que a do armazém. No centro de distribuição os processos são sistemáticos para que o cliente tenha acesso a uma gestão integrada de estoque, transporte, acompanhamento de pedidos, montagem de kits, etiquetagem, empacotamento personalizado, além de apoio para questões operacionais.

O armazém tem uma estrutura focada no armazenamento de mercadoria de forma eficiente, por esse motivo, o fluxo de serviços pode ser menos exigente do que comparado ao um Centro de distribuição, isso com variações do produto armazenado. 

O armazém não é menos importante, mas cumpre uma responsabilidade ligada diretamente à empresa pelo setor produtivo, fornecendo suprimento para sua produção.

Qualidade

Compartilhar

Logistica Sustentável